.                                        
                    
 
     

 

  Artigos

 

     

 

  Administrando a casa

 

       Economia doméstica

     Funcionários domésticos

     Economizando

     Poupando
     Reforma
     Evitando desperdício
     Saúde Sanitária

Patologia da casa, doenças das paredes, doenças do sono, mofo, formigas, cupim, informações sobre insetos, emergências, desinfecção da casa e roupas, cuidados com o telhado.

     Imóvel

     Dicas para a hora da compra

     e manutenção
     Temas Diversos
     

 

  Vida Social da Família

 

     Recebendo
     

 

  Decoração

 

     Decorando
     Cortina / Persianas

Aproveitamento de espaços, cortinas econômicas e bonitas, sofás e material para decoração.

     Dicas e sugestões
 
 

 

                                       

 

 

           Administrando a empresa

 

          Helena Pastrim
          

 

     Index Casa

 

Reforma

Telhados

Patologia da casa

Pragas

Decorando

 

Toda casa é e tem a estrutura de uma empresa qualquer. Tem variações no porte que pode ser micro, pequena, média ou grande empresa. Precisa de um planejamento, follow-up. Requer geração de receita para cobrir despesas; tem entrada e saída, tem estoque, bens imóveis. Folha de pagamento, ainda que você não tenha funcionários domésticos. E o seu salário como administradora? Necessita, portanto de uma contabilidade que apresente balancetes e balanços. Demanda de investimentos diversos. E é para dar lucro. As maneiras para mesurar os lucros são diversas, do ponto de vista de cada um.

Nada, absolutamente nada é diferente entre administrar uma casa e uma empresa. A diferença fica por conta da falta de costume de a família como um todo, não enxergar dessa forma.

A dona de casa não é apenas, dona de casa. Ela é mãe, mulher, esposa, psicoterapeuta, enfermeira, administradora de bens; é motorista, relações pública, mediadora, conciliadora de conflitos, não raro, árbitro. Responsável pela área de Recursos Humanos. Dependendo das habilidades, é eletricista, bombeiro mecânico, química. Higienista, costureira, redatora-chefe. Desdobra-se em todas as profissões inclusive de pedreiro para pequenos serviços. Exímia no uso da serra elétrica como carpinteira e também sabe manusear com mestria a máquina furadeira com brocas de todos as bitolas para madeira, concreto etc. Contadora, auxiliar de contabilidade, economista competente. Tem que ter bom faro para oportunidades de investimentos.

A mulher que como esposa, mãe e dona de casa ainda exerce a função de relação pública, esta tem quintuplicada a responsabilidade e o peso da tarefa. A casa realmente, tem que funcionar tal e qual uma empresa, verdadeiramente, sem que possa prescindir da aura de Lar. Essa atribuição requer muito mais destreza pois exige nível intelectual, cultura e muita habilidade política.

Pelo piso salarial de todas essas profissões, as mulheres aufeririam ganhos impossíveis ao orçamento familiar médio. Quando me refiro a dona de casa, estou me referindo a maioria das mulheres em todo o mundo, não apenas no Brasil. A mesma mulher dona de casa, pode ser uma profissional de toda competência, exercendo sua profissão fora do lar, também e inclusive.

Pequenos métodos, se agregados aos hábitos da casa, podem facilitar sua vida.

1. A cada inicio de ano, ou meio de ano, faça um planejamento das necessidades de conservação da casa, móveis e utensílios. Fique atenta para o tempo de durabilidade das torneiras. Veja as que são mais usadas e reserve uma base de caixa pequena para manutenção. Torneiras e descargas são peças bem vulneráveis, considerando a baixa qualidade do material usado, hoje em dia, ainda que o preço seja alto.

Inclua as possibilidades de trocar o seu automovel.

 

Sobe

 

                    

DF
Interativas

Amizade

ClubeDF

CtrlQualidade

Participe
Expatriates

Onça

Amor

Seguros

Socorro

Trabalho&

Negócios

Serviços

Separação

Moda

ElesPorEles

Viagem

Cultura

NetColun@

NetHumor

Brechando

Entrevistas

Mulher

JovensElas

Noivas/Noivos

Perfumes

Lar&Casa

Lojas

Saudável

Internacional

Lazer

Lojas

Temáticos

Editorial
Opinião
Editora
DF

Domínio Feminino © 2000 -2002. Todos os direitos reservados. ] Brasil - Brazil, we speak brazilian portuguese